Comunidade Fique-Rico no MyBlogLog MyBlogLog . Fique-Rico no Technorati Technorati . Fique-Rico no StumbleUpon StumbleUpon . Fique-Rico no BlogBlogs BlogBlogs . Fique-Rico no Twitter Twitter . Fique-Rico no Delicious Del.icio.us . Fique-Rico no Facebook Facebook . Fique-Rico no Flickr Flickr . Comunidade Ambiente Ecológico no Orkut Orkut . Fique-Rico no Dihitt diHiTT . Fique-Rico no FriendFeed FriendFeed . Fique-Rico no Plurk Plurk . Fique-Rico no Jaiku Jaiku . AC no BlogCatalog blogcatalog

Notícias Ambientais

Eco-amigos, estamos com um problema no servidor e o link "leia mais" não está funcionando. Clique no título da postagem para ler na íntegra. Obrigado :)

domingo, 22 de julho de 2007

Escurecimento Global

Apenas divulgando.
Eu tremi a ler esse texto completo. É um fenômeno que muitas poucas pessoas conhecem, mas que se não tomarmos uma providência logo pode acabar com a humanidade! Não se trata de mais uma profecia de um maluco qualquer, isso é muito SÉRIO! Um fenômeno que os cientistas se recusavam a acreditar está acontecendo. É um paradoxo incrível, que envolve o aquecimento global e que somente agora os cientistas estão aceitando discutir.

Ainda fico arrepiado só de lembrar, é uma leitura cansativa no começo, mas depois que você começa a entender fica totalmente preso ao texto. Por favor, leia até o fim e divulgue!

Global Dimming - Escurecimento Global
Autor: Mateus Fornazari - 2006-11-30












As nuvens do céu. Cada vez mais poluídas e prejudiciais.

Todos se lembram do dia 11/9. Após este dia, todos os aviões dos EUA não decolaram nos 3 dias seguintes. Nestes 3 dias, o clima em todo os EUA foi bom e limpo. O pesquisador David Travis, que trabalha com o rastros deixados pelos aviões no céu a muitos anos, não perdeu esta chance única e registrou nestes 3 dias, que além de céu limpo, a temperatura em todo os EUA tinha subido 1º C. Pensem bem, a temperatura subiu 1º C em 3 dias!

Em 1950, em Israel, o pesquisador Gerry Stanhill, mediu a incidência de radiação solar no solo da recém-criada nação para a construção de canais de irrigação. Na década de 90, ele resolveu medir novamente, para ver se seus números ainda estavam válidos. Para seu espanto, estava incidindo 22% menos radiação solar em 1990 que em 1950. Ele publicou seus trabalhos e eles foram ignorados pela comunidade científica. Como, com todo mundo discutindo o aquecimento global, um cientista afirma que em Israel a radiação solar está 22% mais fraca? Israel teria que estar congelando se fosse verdade. Tinha que haver algo errado.

Na Alemanha, a pesquisadora Beate Lieper, encontrou paralelamente ao pesquisador israelense, este mesmo problema. Ela mediu a incidência de raios solares nos Alpes da Bavária e verificou que eles estavam mais fracos. Como era de esperar, seus resultados foram desprezados pela comunidade científica.

Estava acontecendo na Alemanha e em Israel, os pesquisadores começaram a procurar sobre o assunto independentemente. Eles encontram os mesmos dados: de 1950 a 1990, o nível de radiação solar incidente sobre a Terra tinha caído: 9% na Antártica, 10% nos EUA, quase 30% na Rússia e 16% em partes das ilhas Britânicas. Era um verdadeiro fenômeno global, e Gerry deu um nome acertado: Global Dimming ou Escurecimento Global. Ainda assim, a resposta dos outros cientistas era a de não acreditar.

Havia um motivo para isto. Se estivesse tendo menos radiação solar incidindo sobre a Terra, o mundo deveria ficar mais frio. Além disto, os cientistas sabiam que a Terra estava ficando mais quente, devido o aquecimento global. Estes cientistas estavam contradizendo o aquecimento global. Mas na verdade, este não era o único fenômeno a contradizer o aquecimento global.

Na Austrália, os biólogos Michael Roderick e Graham Farqurar, que trabalham com a Taxa de Evaporação de Panela, que nada mais é que a medição da quantidade de água que precisa-se colocar todos os dias em um local com água para ele voltar ao nível do dia anterior, verificaram que esta taxa estava diminuindo. Os dados que eles utilizaram estão sendo coletados não a alguns anos, mas a 100 anos. Este é mais um paradoxo: como a taxa de evaporação da água nas panelas diminuía se a temperatura dos planetas está subindo? A conclusão dos biólogos foi a seguinte: se a taxa está caindo, deve ser porque está incidindo menos radiação no solo.

As medições da Taxa de Evaporação de Panela estavam ligadas ao Escurecimento Global? Neste momento entra em ação o destino ou o que você preferir. Um dos biólogos tinha ido a biblioteca procurar um artigo e não o encontrou, mas achou por acaso, no local em que estava procurando, um artigo com o titulo: "Evaporação Perde Força", que reportava o declínio da TEP sobre a Rússia, EUA e Leste Europeu! O artigo fez a ligação dos dados dos que mediram a diminuição da incidência da luz solar com a TEP. Não havia mais dúvida sobre a veracidade do Escurecimento Global.












Fazendeiro verificando a Taxa de Evaporação de Panela, que diminui apesar do nosso planeta estar aquecendo.


Mas o que está causando isto? O Sol não emitiu menos radiação, assim o culpado tem de estar na Terra. Na busca pela resposta, um dos maiores climatologistas do mundo, Veerabhadran Ramanathan, da Universidade da Califórnia, foi procurar a resposta na Ilhas Maldivas, que são na verdade milhares de ilhotas no oceano Índico. Estas ilhotas são desertas, mas na verdade, as do norte são atingidas por uma corrente de ar poluído (que tem 3 quilômetros de altura) vinda da Índia, e as do sul são atingidas por uma corrente de ar puro e limpo, vinda da Antártica. Assim, a poluição poderia ser a responsável. Queimar combustível não produz somente a poluição invisível, responsável pelo aquecimento global, mas também produz a radiação visível, pequenas partículas de fuligem e outros compostos. Depois de quatro anos de pesquisas, os resultados foram publicados: As ilhas do norte, devido as nuvens de poluição de 3 Km de espessura, recebiam 10% menos energia que as do sul. Os pesquisadores esperavam um resultado de 0,5 a 1%, mas ele foi 10x maior! As nuvens estavam tornado-se espelhos gigantes que além de refletir de volta os raios solares, podiam alterar o padrão de chuvas globais. Isto é realmente um desastre.

Muitos dos que estão lendo esta matéria, devem ficar chocados ao ver a foto abaixo e lembrar-se do desastre bíblico que atingiu a planície de Sahel na Etiópia, ocorrido em 1984. O mundo ficou chocado. Hoje, existe reais evidências de que tudo foi causado pelo escurecimento global. Vamos entender porquê. Durante a maior parte do tempo, Sahel é completamente seca, mas as monções trazem a vida, com chuvas abundantes ao local. Com as nuvens refletindo a luz, as monções não ocorreram ano após ano, e o resultado foi a fome e a morte de milhares de pessoas. Na verdade eu simplifiquei bem a explicação. Quem quiser saber em detalhes, recomendo que vejam o documentário. Este princípio da falta de monções é aplicado a uma região da Ásia que possuiu 3.6 bilhões de pessoas. Veja bem, se as monções não chegarem a Ásia, 3.6 BILHÕES de pessoas sofrerão e este sim, será um desastre global.












Milhares de pessoas morreram na Etiópia em 1984, devido a seca causada pelo escurecimento global.

















Muitas crianças perderam a vida, secando até morrerem


Assim o que devemos fazer? Acabar com a poluição lançada ao ar, o que não é difícil de fazer, e na verdade já esta sendo feito. Veja o protocolo de Kyoto, a batalha de Arnold Schwarzenegger, o governador da Califórnia, pelas causas ambientais (leiam a revista Superinteressante deste mês que ela trás uma matéria legal sobre este assunto), e o uso de instrumentos catalisadores que na Europa já está sendo feito em larga escala. Estas medidas diminuiram visivelmente a poluição visível. Uma boa notícia para o Sahel e os países das monções. Nos últimos anos as secas não tem sidos tão duras nestes locais.... mas aqui começa o grande paradoxo. Embora o Escurecimento Global seja uma ameaça a humanidade, ele parece estar nos protegendo de outra ameaça, o aquecimento global!!!! Meus leitores, leiam novamente a frase anterior e reflitam.

O pesquisador David Travis (aquele que falei no primeiro parágrafo, sobre o 11/9) foi o primeiro cientista a prever como seria o mundo sem o escurecimento global. Durante 15 anos ele estudou as trilhas de fumaça deixadas por aviões a grandes altitudes. Uma sozinha não assusta, mas quando elas se juntam, podem cobrir o céu. Existem fotos em que até 70% do céu da Califórnia esta encoberto por nuvens produzidas por aviões. Mas o que podemos esperar destes resultados? Lembra do 11/9, quando durante 3 dias todas as aeronaves dos EUA ficaram no chão? Travis mediu que neste período o céu ficou ensolarado e a temperatura subiu 1º C. Neste 3 dias, o céu dos EUA teve uma drástica queda no escurecimento global.
















Exemplos de traços deixados por aviões e jatos. No sul da Califórnia, existem dias em que 70% das nuvens do céu são formadas pela união de rastros de aeronaves.


Vamos pensar. Se a temperatura subiu em 3 dias 1ºC apenas porque os aviões dos EUA ficaram no chão, imagine o poder que o escurecimento global tem. Vamos supor que ocorra isto no mundo todo e teremos uma resposta rápida no aumento da temperatura.

Este é o problema: RESOLVE-SE O PROBLEMA DO ESCURECIMENTO GLOBAL E O MUNDO PODE FICAR CONSIDERAVELMENTE MAIS QUENTE.












Milhares de toneladas de gases do efeito estufa são emitidas diariamente por fábricas.


Isto não é teoria, na verdade já está acontecendo. Nos países do oeste da Europa, os habitantes estão diminuindo a poluição visível, o que causou uma melhor qualidade do ar que eles respiram, com a redução, mesmo que pequena, do escurecimento global. Mas o desastre ocorreu no verão de 2003, numa onda de calor sem precedentes no continente. Milhares de pessoas morreram na França, incêndios devastaram Portugal e gelo glacial derreteu dos Alpes.












Em muitos carros do oeste europeu os escapamentos estão vindo com catalisadores. Esta é uma das medidas tomadas para diminuir a poluição visível, mas a fuligem continua a sair e alimentar o escurecimento global, apesar de ser um valor menor.


Enquanto o efeito estufa tem aquecido o planeta, o escurecimento global o tem resfriado. (hipótese gaia?). Na verdade o escurecimento global tem mascarado a verdadeira força do aquecimento global. A Terra pode ser bem mais vulnerável ao efeito estufa do que esperávamos. Até agora, as duas forças estão equivalente, mas daqui a pouco, a curva do aquecimento global vai subir, e a do escurecimento global não vai conseguir acompanhá-la. Em 100 anos as temperaturas subiram 0,6 ºC, assim o aquecimento global está vencendo o escurecimento.

Os pesquisadores utilizam modelos computadorizados para prever o aumento na temperatura ao longo dos anos. Estes modelos prevêem um aumento de 5º C até o final do século, mas estes modelos podem estar errados e a temperatura pode subir 10ºC até 2100, com danos irreversível em apenas 25 anos!!!!!! No ano de 2030, a temperatura pode estar 2ºC mais alta e acredita-se que todo o gelo da Groenlândia vá começar a derreter, e uma vez que o processo inicia, ele não tem mais volta. Irá demorar, mas no final, o nível dos oceanos de todo o mundo estará 7 ou 8 metros mais alto. Você faz idéia do que isto significa? Pense.

Pensou? Pois bem, se nada for feito depois disto, vai ficar pior, porque a nossa floresta amazônica e outras florestas tropicais do mundo começarão a secar com o calor. Em 2040 deve estar 4ºC mais quente e isto levaria a uma grande seca, particularmente na bacia do amazonas, que não sustentará mais a floresta que virará na melhor das hipóteses uma savana, ou mesmo um deserto. Ela irá queimar e liberar o que no ar CO2, o gás do efeito estufa. Hoje o Brasil esta na lista dos maiores poluidores mundiais, sabia? Mas é porque temos muitas indústrias e somos um país superdesenvolvido? Não, pelas queimadas que ocorrem nas florestas do país. Agora imagine todas as florestas do mundo sendo queimadas, a quantidade de CO2 que será liberada na atmosfera será enorme. Todo este cenário foi sugerido pelo novo modelo utilizado pelos climatologistas e não visto por profetas. O resultado foi visto por cientistas, o que é mais preocupante.
















O derretimento do gelo da Groenlândia pode começar em 2030 e fará o nível do oceano subir de 7 a 8 metros. A seguir, em 2040, as florestas tropicais irão queimar e transformar-se em savanas ou desertos.


Vocês estão vendo que a situação está negra, mas lembre-se da Lei de Murphy, o que está ruim pode ficar ainda pior, e é isto que vai acontecer. Um aumento de 10ºC pode ser o suficiente para dar inicio a queima de uma enorme, mas enorme reserva natural de gás, localiza no extremo norte do planeta. O calor pode desestabilizar o que se chama de hidratos de metano, que hoje estão congelados no fundo do oceano. São 10.000 bilhões de toneladas congeladas e sabe-se que são desestabilizados pelo calor. Neste momento, o que fizermos será muito tarde. O metano é um gas 8x mais potente para o efeito estufa que o CO2. O clima no planeta estaria verdadeiramente fora de controle.

Reforço em dizer que isto não é uma previsão, é um aviso. É o que vai acontecer se limparmos a poluição e não fizermos nada com os gases que causam o efeito estufa.

Você agora se pergunta: Porque então não continuar poluindo e deixar o Escurecimento Global proteger o planeta? Porque é suicídio! As partículas do escurecimento causam doenças respiratórias e também influenciam no clima mundial, atuando nas monções, por exemplo.

Uma possível solução para acabar com ambos os problemas: acabar com a queima do carvão, óleo e do gás. São escolhas muito difíceis, com certeza. Há 20 anos que tentam fazer isto, mas até hoje na prática pouco foi feito. Pense nos seus filhos, no futuro da sua geração, veja o mundo que estávamos deixando para eles e para muitos de nós. Lembre-se que em 2030 as coisas começarão a mudar, e muitos de vocês que estão lendo são jovens ainda que vão viver muito, muito tempo....












O único modo de impedir este apocalipse é parar com a queima de combustíveis como petróleo, gás e carvão.


Tudo isto que escrevi foi baseado em um documentário da BBC feito em 2005 intitulado: Global Dimming - Tragic End of Humanity. A BBC é a estatal britânica que faz os melhores documentários do mundo e este com certeza, foi um dos mais arrepiantes que ela já produziu. Aliás, ela foi pioneira no assunto. Nada havia sido produzido sobre o Escurecimento Global até a produção deste verdadeiro apocalipse pelos ingleses.

Recomendo também assistirem um documentário que está passando no Discovery Channel, chamado Viciados em Petróleo. Ele trás os combustíveis que podem substituir o Petróleo, vindo inclusive ao Brasil conhecer o nosso álcool.

Clique e saiba mais sobre o documentários Escurecimento Global, da BBC

Clique e saiba mais sobre o documentários Viciados em Petróleo, da Discovery Channel

Bibliografia:
- Global Dimming - Tragic End of Humanity. Documentário BBC produzido em 2005.
- Artigo no BBC.

Essa mensagem foi recebida porque estou inscrito no Grupo "Ambiente Ecológico" em Grupos do Google.



Leia Mais...

quinta-feira, 19 de julho de 2007

"Santiago decreta estado de pré-emergência ambiental mais uma vez"

É pessoal, comecem a se acostumar com notícias como essas! Já que a população não abre os olhos para o caos ambiental que está se formando, a natureza abre por eles! A notícia a seguir devia ser tomado por exemplo em outras cidades do mundo todo, para que haja uma prevenção para que coisas como essa não se tornem uma rotina.

A poluição por veículos é algo absurdo. Você já pensou em ir a pé ou de bicicleta para o trabalho? Estaria contribuindo para sua saúde e para saúde do planeta. Tudo bem, tem casos que o trabalho é muito longel. Nesse caso, pelo menos carregue o máximo de pessoas dentro de um carro. Já é comum você ver um carro por pessoa na rua, causando poluição, estresse, engarrafamentos, etc!
Pense nisso ;)

"Santiago decreta estado de pré-emergência ambiental mais uma vez"

da Efe, em Santiago

A capital chilena sofrerá nesta sexta-feira sua terceira situação de pré-emergência ambiental de 2007, causada pelo aumento da poluição, devido às más condições de ventilação que afetam a cidade, de 6,2 milhões de habitantes.

A medida significa que 60% dos veículos sem conversor catalítico e 20% dos equipados com o dispositivo não podem circular. Serão cerca de 330 mil automóveis a menos nas ruas de Santiago, segundo as autoridades.

Estão liberados os veículos que circulam com gás natural ou eletricidade, assim como as ambulâncias, carros da polícia e bombeiros.

Várias estações de medição detectaram nesta quinta-feira níveis críticos, isto é, 200 microgramas de partículas nocivas por metro cúbico de ar. Este ano já houve sete episódios de alerta ambiental preventivo.

Encravada num vale rodeado de montanhas, Santiago do Chile é considerada uma das cidades mais poluídas da América Latina, principalmente na época de outono-inverno (março a setembro), por causa do fenômeno de inversão térmica. O ar fica mais frio a baixas altitudes, o que concentra as partículas nocivas no nível do solo.

(FolhaOnline)

Leia Mais...

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Para mim os animais importam

Para mim os animais importam é uma campanha mundial que já está em vigor a algum tempo. Atualmente com 594.384 assinaturas. Várias organizações mundias apoiam essa campanha e em alguns países já conseguiu atingir suas metas.

Uma importante iniciativa e um meio de você ajudar e no fim mostrarmos que juntos podemos ser uma força muito maior.

Segue abaixo as informações retiradas do texto sobre a campanha!
Participe. Divulgue!


Ajude-nos a atingir o reconhecimento mundial que os animais merecem como seres sencientes; eles podem sentir dor e sofrer e nós temos a responsabilidade em pôr um ponto final nesta crueldade em todo o mundo. Nosso objetivo é recolher 10 milhões de assinaturas para que os governos tomem conhecimento de que estamos verdadeiramente empenhados em conseguir uma Declaração Universal do Bem-estar dos Animais nas Nações Unidas.

Atualmente, o número de animais em sofrimento no mundo não tem precedentes.

* Cerca de 60 bilhões de porcos, vacas e galinhas são usados anualmente para produzir carne, leite e ovos. A maior parte são criados em sistemas de fazendas industriais onde as necessidades de bem-estar não são respeitadas.
* Existem cerca de 600 milhões de cães em todo o mundo, e um número semelhante de gatos em que 80% são animais de rua ou que foram abandonados.
* O comércio ilegal de animais é um mercado negro em expansão com lucros que rondam os $10 bilhões por ano, ultrapassado apenas pelo negócio de armas e drogas. Milhões de animais silvestres são mortos, capturados ou vendidos de forma cruel neste mercado ilegal.
* Cerca de 80% da força utilizada em fazendas nos países em desenvolvimento provem dos animais de trabalho porém, pela falta de recursos e instalações adequadas, provocam graves problemas de bem-estar.
* Os animais também são afetados em grande escala por desastres naturais, ainda que este fator não seja muito considerado.

O bem-estar animal não é apenas importante para os animais. Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo depende diretamente dos animais. Ao melhorar o bem-estar dos animais está também melhorando o bem-estar das pessoas que dependem destes animais. Os animais também podem ser uma companhia para as pessoas, e, em alguns casos, são considerados como parte da família.

Para um problema global, uma solução global! Chegar a um acordo quanto à importância de um problema que afeta o comportamento das pessoas que, por sua vez, se reflete nas suas ações. Uma Declaração Universal do Bem-estar dos Animais teria um impacto real e a longo prazo em relação ao bem-estar de animais, em todo o mundo.

O que eu posso fazer?

Divulgue a campanha!

Estamos rapidamente aumentando à marca de – por favor, continue enviando o abaixo-assinado aos seus amigos, família e colegas ! Você também pode ficar por dentro do que está acontecendo na sua região através da nossa página de coalizão.

Baixe os abaixo-assinados

Lembre-se de que você pode levar folhas avulsas do abaixo-assinado a eventos locais e conseguir mais assinaturas. Baixe a folha de abaixo-assinado aqui.

Estamos planejando mudanças muito interessantes em nosso site da campanha Para Mim os Animais Importam, com mais ferramentas interativas para que possa atuar ainda mais nesta campanha. Então, fique de olho!

-site oficial: http://www.animalsmatter.org/

Leia Mais...

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Você consegue ver o que ta acontecendo?


O mundo está caindo por todos os lados. Não é possível que você não consiga ao menos enxergar! Tenho esperança que estejam apenas com medo. Lógico, é pra temer mesmo. O dinheiro está comendo o mundo. Ambientalmente e socialmente. Nosso planeta não vai agüentar esse consumismo absurdo. E todos nós estamos no meio disso. Todos nós somos responsáveis por tudo isso. E quem ta se mexendo? Muitas poucas pessoas.

O mundo, a sociedade, TUDO! somos nós que formamos. Se o cidadão tomar consciência que está indo para um caminho sem volta e todos formarem uma corrente contra isso, pode mudar. Mas agora, nós jovens que estamos no auge de todos os pensamentos revolucionários, todos os sonhos, estamos nos acabando em coisas inúteis e fúteis. Consumismo, drogas, promiscuidade. Sim, aproveitando a juventude? Pra que? Pra daqui uns anos você sentar em uma mesa e passar a trabalhar o resto da vida para te sustentar e sustentar talvez os filhos que você tiver um dia? Olha, aproveite mesmo!

Impossível que vocês possam ser tão egoístas a ponto de não pensarem na geração futura. Nossa geração já sofre com todos os males que nossos pais e avós fecharam os olhos. Você vai se fechar também? Vai ver o mundo se desintegrando embaixo dos seus pés, calotas derretendo, desastres ambientes por toda parte. Pessoas se matando por coisas inúteis. Crianças roubando para comer. Miséria. Fome. Doença. Até quando? Já pensou como esse mundo vai estar daqui uns 50 anos? O mundo está acabando aos poucos sim, e somos nós que estamos acabando com ele. É tão difícil assim viver em harmonia?

Olhe ao seu redor, veja o dia que não amanhece mais. Com que direito você destrói esse mundo que foi feito pra existir vida? VIDA! mas só o que vejo ao meu redor é morte. A morte dos seus sonhos. A morte de tudo o que você acredita. Ou você realmente acha que a vida tá boa assim? Você nasce e é educado para trabalhar. Você estuda a vida inteira para trabalhar. Muitas vezes pelo que não gosta, só pelo dinheiro. Dinheiro é a ração que os senhores da terra te dão para você trabalhar. E você ainda acha que está feliz. O ser humano virou uma máquina, somos criados como máquinas. Não existe mais a preocupação de robôs com inteligência artificial dominarem a terra como em um filme de ficção científica. A inteligência artificial está em nós mesmos! Você não pensa em estudar para aprender. Você estuda pra se formar! E os senhores da terra também se iludem com o dinheiro. Se banham em mares de dinheiro. Parabéns para eles. Estão acabando com o mundo. Se divertindo, felizes, podres de ricos. PODRES por dentro, isso sim.

Lixo! Como pode ter tanto lixo ao seu redor e você nem parar pra pensar "Porra, pra onde vai tudo isso?". É. não vai, permanece... Todo esse lixo produzido diariamente. Que é uma quantidade inimaginável permanece poluindo mais e mais nosso planeta. Reduzir, Reciclar e Reaproveitar. Você já ouviu falar nisso? Lixo é algo que se cada pessoa tomar conciencia do estrago que ele faz e tentar mudar, a mudança acontece. Afinal somos nós mesmo que produzimos diariamente, nós consumimos e nós jogamos no chão. Tenta fazer aquelas coisinhas pequenas pra começar, separar o lixo, não jogar lixo nas ruas, concientizar amigos.. não é tão difícil!

Para que pensar em solucionar se é tão fácil rir para desistir, não é?

Talvez você já saiba de tudo isso. Com certeza alguém já deve ter falado, ou você deve ter visto em algum lugar. E por que ainda continua agindo exatamente igual?
Por que vocês estão presos a uma vida miserável. Trabalhar para se sustentar. São como animais! Mas vocês tem preguiça de escapar. Como um sábio amigo meu me disse:

"a prisão ta tão boa...é confortável, quentinha, você não passa frio lá fora, só que com essa artificialidade, você começa
a se sufocar. Mesmo assim, a preguiça de sair vence. Estamos todos tão acomodados, não queremos
parar de brincar com os brinquedinhos que nos dão, que são o nosso modo de vida, o dinheiro, etc."(NASCIMENTO, Sérgio)

Não escrevo todas essas coisas para você mudar completamente, apenas escrevo para tentar abrir sua mente. Quer continuar agindo como sempre agiu, tudo bem. Mas tome consciencia do que está fazendo! Reflita. Pense. Discuta com si mesmo. Não aceite as coisas como ela são, só por que elas sempre foram assim. Questione! Viva a sua vida sem prejudicar a vida do outro. Liberte-se. O homem é sábio. Não foi feito pra vivar enjaulado. Enjaulado pelo capitalismo, pelo consumismo, pelo modismo, etc.

Pare e pense. É isso que você realmente quer? Ou não mas não sabe como ajudar. Bom, eu também não sei ao certo. Mas você pode me ajudar a encontra solução para alguma coisa! Junte-se a pessoas que querem um mundo melhor. Vamos nos mexer!

Quanto a foto foi tirada por mim, perto da minha casa, esse "troço" era a árvore que mais me admirava, fiquei alguns minutos frustrado olhando pra ela perplexo. Árvore que eu via desde que vim morar aqui e sempre que passava sorria...lamento não ter tirado uma foto melhor dela.

mp³ Björk - Army of me

Leia Mais...

domingo, 8 de julho de 2007

Bem vindo ao começo do fim

"Se voce tiver que optar entre salvar os leões ou as abelhas da
extinção muitos optarão em salvar os leões. Mas todo biólogo sabe que
são os insetos que deveriam entrar primeiro na nova "Arca de Noé"." (Rui)

O sumiço repentino das abelhas não é de hoje, mas finalmente governos do mundo estão percebendo como isso pode ser perigoso. Enfim, leiam a notícia abaixo e vejam por si mesmos!

Sumiço de abelhas no mundo intriga cientistas

Ainda sem explicação, fenômeno é mais preocupante nos EUA
Ricardo Westin

SÃO PAULO - Sem fazer alarde nem deixar pistas, abelhas de diversas
regiões do planeta estão desaparecendo. Elas saem em busca de néctar e
pólen e não retornam mais às suas colméias. Esse misterioso sumiço tem
sido notado, nos últimos anos, nos Estados Unidos, no Canadá, em
países da Europa e até no Brasil.

O problema é grave. Em termos ambientais, as abelhas são importantes
polinizadores naturais. Ao levar o pólen de uma flor a outra, elas
induzem a formação de frutos e sementes. Ou seja, são protagonistas na
reprodução das plantas.

Em termos econômicos, esses insetos são os mais tarimbados produtores
de mel na natureza. Além disso, são cada vez mais empregados na
agricultura, polinizando lavouras de abacate, maçã, laranja, amêndoa e
cenoura, por exemplo.

O sumiço das abelhas veio à tona no ano passado, nos EUA e no Canadá.
No último outono do Hemisfério Norte, criadores que alugam enxames
para agricultores se assustaram com um desaparecimento acima da média.
Em poucos meses, o problema dizimou abelhas em metade dos 50 Estados
americanos e em três províncias canadenses. Apicultores chegaram a
perder 90% de suas colméias.

Para uma melhor dimensão do estrago, o biólogo americano Edward O.
Wilson amplia o mundo dos insetos à escala humana. "De certa maneira,
é o Katrina da entomologia", comparou ele, que é professor da
Universidade Harvard, ao jornal Washington Post, citando o furacão que
há dois anos matou pelo menos 1,5 mil pessoas nos EUA.

Os americanos batizaram o esvaziamento das colméias de desordem do
colapso das colônias (CCD, na sigla em inglês). As razões da alta
mortalidade, porém, continuam desconhecidas. Os cientistas estão
correndo atrás de uma resposta, mas ainda não conseguiram passar das
hipóteses. Talvez seja a intoxicação por inseticidas - cada vez mais
usados na agricultura -, talvez a infecção por vírus e ácaros. Diante
do mistério, não se descarta nem mesmo a radiação dos telefones
celulares.

"Quando uma abelha melífera encontra algo interessante, o grupo
inteiro vai junto. É por isso que é tão vulnerável, mais que uma
abelha nativa", explica o biólogo americano David De Jong, doutor em
entomologia pela Universidade Cornell e professor de genética na
Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto.

Uma das dificuldades para apontar a origem da CCD é o fato de as
abelhas sem vida serem encontradas dispersas, bem longe das colméias.


Abelhas no Senado
Nos EUA, o mundo dos insetos foi alçado a assunto de política pública.
Em abril, o FDA (a agência responsável pelo controle de remédios e
alimentos) realizou um congresso em Washington para discutir o tema.
De Jong foi convidado para expor a situação brasileira.

Até a senadora Hillary Clinton, aspirante à presidência, vestiu a
camisa dos apicultores. "Precisamos tomar as ações necessárias para
ajudar nossos produtores de mel e agricultores e evitar que a situação
fique pior", disse ela, que propôs mais verbas para investigações.

A preocupação governamental não é à toa. Por ano, a agricultura que
depende da polinização das abelhas - são mais de 90 tipos de alimento
- injeta na economia americana a considerável cifra de US$ 14 bilhões
(cerca de R$ 26,8 bilhões) por ano.

--
Instituto de Ciências Biomédicas – USP


Esse texto teve como base o e-mail recebido de "erui" enviando pelo grupo google "ecoactivist"

Leia Mais...

Visitantes Recentes

Comentários recentes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO