Comunidade Fique-Rico no MyBlogLog MyBlogLog . Fique-Rico no Technorati Technorati . Fique-Rico no StumbleUpon StumbleUpon . Fique-Rico no BlogBlogs BlogBlogs . Fique-Rico no Twitter Twitter . Fique-Rico no Delicious Del.icio.us . Fique-Rico no Facebook Facebook . Fique-Rico no Flickr Flickr . Comunidade Ambiente Ecológico no Orkut Orkut . Fique-Rico no Dihitt diHiTT . Fique-Rico no FriendFeed FriendFeed . Fique-Rico no Plurk Plurk . Fique-Rico no Jaiku Jaiku . AC no BlogCatalog blogcatalog

Notícias Ambientais

Eco-amigos, estamos com um problema no servidor e o link "leia mais" não está funcionando. Clique no título da postagem para ler na íntegra. Obrigado :)

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Lula assina destruição de 7.300 grutas e cavernas

Lula assinou no dia 11 de Novembro um decreto que autoriza a destruição de 7.300 grutas  cavernas brasileiras que estavam protegidas até então por lei. Em um tempo recorde o decreto foi aceito em menos de um mês, passando por cima de todas as manifestações que foram contra. O decreto agrada apenas as grandes mineradoras e usinas hidrelétricas, que tinham as grutas como um empecilho aos seus empreendimentos. Me pergunto até quando "os grandes" comandarão o rumo do mundo e continuaram destruindo a natureza apenas em busca do lucro?

Grutas e cavernas sempre foram admiradas por exploradores e turistas. Sua beleza natural impressiona e seus interiores escondem ainda muitos segredos. Até esse dia 11 elas eram protegidas por leis ambientais e não podiam ser destruídas - o que atrapalhava os interesses de algumas empresas. Isso até o Presidente Lula assinar o decreto que autoriza a destruição seguindo o seguinte critério:

Cavernas naturais passam a ser classificadas por quatro critérios de relevância: máximo, alto, médio e baixo. Apenas as formações de “máxima relevância” deverão ser preservadas. As demais poderão ser eliminadas desde que haja autorização por parte de órgãos ambientais.

Pelos novos critérios, grutas com “alta relevância” poderão ser destruídas desde que o empreendedor se comprometa a preservar duas similares. Para impactar formações com “média relevância”, o empreendedor deverá adotar medidas e financiar ações que contribuam para a conservação e o uso adequado do “patrimônio espeleológico brasileiro”. Já cavernas com “baixo grau de relevância” poderão ser impactadas sem contrapartidas.


É lamentável. Isso equivale a cerca de 70% das cavernas e grutas brasileiras!

O Presidente Lula conseguiu com isso apenas a empatia de muitas pessoas e demonstrou que realmente não conhece nada de meio ambiente e preservação. Pois, apenas pela pressão de grandes empresas mineradoras e de hidrelétricas foi capaz de assinar tal decreto. É claro que energia e minério é necessário no mundo em que vivemos hoje, mas deve-se levar em conta também o impacto para se obter tais itens. O crescimento sustentável é possível, apenas precisamos de ética e responsabilidade dessas grandes empresas.

As palavras de José Pedro Naisser, ecologista, descrevem bem nossa indignação:

"Tão trágica quanto bizarra  a  decisão do Presidente Lula que não entende nada de Meio Ambiente, Turismo e Cultura  Espeleológica,  a não ser sua linguagem de  bobagens ditas de improviso pelo mundo afora. Com um decreto, como sempre antes de viajar, autorizou a destruicao de 7.300  Cavernas e Grutas em todo Pais, cujas medida irão favorecer as Mineradoras que já se preparam para a utilização desses espaços Arqueológicos  que a Natureza levou milhões de anos para sua construção. Esse homem leva dois dias para liberar a sua destruicao. Essa Sr.Presidente,  deveria ir para o Guiness, pior que os crimes contra a Humanidade, serão os crimes contra a  Natureza, Biodiversidade e a Vida."


A rapidez em que foi aprovado também foi incrível!

Diferente do Brasil normal que conhecemos esse decreto foi aprovado em menos de um mês desde sua abertura. Para se ter uma idéia em 15 dias, mais de 2.500 pessoas colocaram o nome em um abaixo-assinado e 164 entidades aderiram a um manifesto feito pela SBE para tentar barrar o projeto. Outras entidades também tentaram lutar contra o decreto. Tudo em vão, "o governo não está ligando para o que pensa a sociedade”, afirmou  o secretário-executivo da SBE (Sociedade Brasileira de Espeleologia), Marcelo Rasteiro. Para ele, a nova lei é “absurda, horrível, lamentável”.


Ajude para que isso não continue a acontecer

Divulgue textos como esse aos seus amigos e parentes, discuta o assunto e acima de tudo não aceite que o governo e as grandes empresas passem por cima de tudo e de todos. Lembrem-se que apesar de todo o poder e influência que "eles" têm, nossos somos maior número!

Escolha muito bem seus representantes e acompanhe tudo o que eles fazem!

E se souber algo que possa ajudar a acabar com isso comente ou envie seu artigo para nós que publicaremos em nosso blog com o maior prazer.


Foto de Fabiano Lucas. Grutas e Cavernas no interior de Bonito, Brazil

2 Comentários:

Unknown disse...

Se formos considerar a fundo sobre esta maldita lei, veremos que o culpado é o próprio povo, em ter escolhido um mercenário ignorante para a presidencia deste país.
Não podemos aceitar uma destruição tão grande, temos que pensar tambem nos seres que vivem exclusivamente no interior de grutas e cavernas. O que será de nossos amigos morcegos depois que ficarem sem teto?Deveria este presidente se preocupar mais com a saude da população, com o meio ambiente que é o futuro deste planeta e não em destruir tudo, não só como beleza natural, mas como forma de equilibrio do planeta. Nada foi criado por acaso e tudo é destruído por materialismo.
Não é a toa que ele tem titulo de cidadania italiana... Repugnante!!!!

Unknown disse...

lula nao tem capacidade mental para entender a importancia de uma gruta,no so a beleza mas sim sua historia!

Postar um comentário

Olá!
Parabéns por não ser omisso e opinar!

Seu comentário será enviado ao moderador e em alguns instantes estará publicado.

Todo comentário tem resposta.

Visitantes Recentes

Comentários recentes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO