Comunidade Fique-Rico no MyBlogLog MyBlogLog . Fique-Rico no Technorati Technorati . Fique-Rico no StumbleUpon StumbleUpon . Fique-Rico no BlogBlogs BlogBlogs . Fique-Rico no Twitter Twitter . Fique-Rico no Delicious Del.icio.us . Fique-Rico no Facebook Facebook . Fique-Rico no Flickr Flickr . Comunidade Ambiente Ecológico no Orkut Orkut . Fique-Rico no Dihitt diHiTT . Fique-Rico no FriendFeed FriendFeed . Fique-Rico no Plurk Plurk . Fique-Rico no Jaiku Jaiku . AC no BlogCatalog blogcatalog
Eco-amigos, estamos com um problema no servidor e o link "leia mais" não está funcionando. Clique no título da postagem para ler na íntegra. Obrigado :)

sábado, 26 de abril de 2008

Iluminação com garrafas pet

A solução com o apagão de 2002



Em 2002, em pleno apagão, o mecânico de Uberaba percebeu que poderia escapar do breu pendurando no telhado de casa garrafas plásticas cheias de água. 'É uma garrafa PET de dois litros, com água limpa, duas tampinhas de água sanitária e um potinho de filme de máquina fotográfica para proteger do sol, para não estragar a tampa', ensina seu Alfredo.

A invenção atravessou divisas e virou atração no Parque Ecológico Chico Mendes, na Grande São Paulo.

Também atiçou a curiosidade da ciência. O engenheiro elétrico Clivenor de Araújo Filho mediu a intensidade de luz de cada garrafa. 'Essa luminosidade equivale a uma lâmpada entre 40 e 60 watts', constata.

A idéia luminosa de seu Alfredo se espalhou pela vizinhança.
A dona de casa Geralda Monteiro de Melo tratou logo de instalar as tais lâmpadas de água em casa, até no banheiro. 'O banheiro era incrível de escuro e agora está claro. Ela não tem desvantagem nenhuma. Funciona quando chove, não tem goteira', garante dona Geralda.

Aprovação também na oficina do torneiro mecânico José Marcos de Castro.
A conta de luz baixou. As lâmpadas estão lá há dois anos e sem nenhuma manutenção. 'É só deixar lá. Quando eu chego de manhã, já estão ligadas. À noite, desligam automaticamente', diz.

A imagem é curiosa: bicos de garrafas para fora dos telhados no bairro todo.

Sem janelas e com o orçamento apertado, a dona de casa Lídia Arapongas também fez furos no teto para sair da penumbra. 'É ótimo', elogia.

Idéias simples como essas podem ajudar o planeta, mas precisam ser postas em prática com a urgência que a natureza agora impõe. Rafael e seus colegas de escola, seu Jairo e seu Alfredo já começaram a cuidar do futuro.

Fonte original desconhecida,
Obrigado Sellen Kalab pelo texto encaminhado.

5 Comentários:

Anonymous disse...

Gostaria de saber como ele faz para vedar o telhado entre a garrafa e a telha

Lady disse...

haha.. que legal, é uma otima ideia

Ah.. ótima materia

;*

Jeison T. Alflen disse...

Ola cara... está lincado lá no Progresso Verde também... vou aproveitar e copiar esse post... muito massa... já viu esse aqui do aquecedor de água?

http://progressoverde.blogspot.com/2007/12/lixo-vira-gua-quente.html
http://progressoverde.blogspot.com/2007/12/painel-solar-de-garrafa-pet.html

Forte abraço e sucesso...

Adriana Arcega disse...

Eu também gostaria de saber como é vedado o espaço entre a garrafa e as telhas...

Daniela Botelho disse...

Olá amigos,

Para vedar entre a garrafa e a telha pode-se utilizarum material isolante como durepox,cola de silicone, fita isolante, ou qlqr outro material que não resseque com o tempo e q possa furar a garrafa qndo secar...

Espero ser util....

Abçs

Postar um comentário

Olá!
Parabéns por não ser omisso e opinar!

Seu comentário será enviado ao moderador e em alguns instantes estará publicado.

Todo comentário tem resposta.

Visitantes Recentes

Comentários recentes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO