Comunidade Fique-Rico no MyBlogLog MyBlogLog . Fique-Rico no Technorati Technorati . Fique-Rico no StumbleUpon StumbleUpon . Fique-Rico no BlogBlogs BlogBlogs . Fique-Rico no Twitter Twitter . Fique-Rico no Delicious Del.icio.us . Fique-Rico no Facebook Facebook . Fique-Rico no Flickr Flickr . Comunidade Ambiente Ecológico no Orkut Orkut . Fique-Rico no Dihitt diHiTT . Fique-Rico no FriendFeed FriendFeed . Fique-Rico no Plurk Plurk . Fique-Rico no Jaiku Jaiku . AC no BlogCatalog blogcatalog
Eco-amigos, estamos com um problema no servidor e o link "leia mais" não está funcionando. Clique no título da postagem para ler na íntegra. Obrigado :)

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Tomate, morango e alface são produtos com mais resíduos de agrotóxico

Saiu na gazeta de 23/04/2008 | 14:24 | G1/Globo.com

Ministério da Saúde encontra até substância proibida na produção de alimentos. Uso de agrotóxico vetado desde 2006 será investigado pela Polícia Federal

Levantamento do Ministério da Saúde mostra que mais de 40% das amostras de tomate, morango e alface analisadas em 2007 pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos continham índices de contaminação por agrotóxicos acima do permitido pela lei.


O caso mais grave foi o do tomate. Técnicos do ministério encontraram em amostras do produto monocrotofós, substância que teve o uso proibido no Brasil em novembro de 2006, em razão de sua alta toxicidade. De acordo com o levantamento, 44,72% das amostras continham excesso de agrotóxicos.

Na produção de tomate de mesa também foi detectada a presença de metamidofós, agrotóxico autorizado apenas para a cultura de tomate industrial (plantio rasteiro). A substância também foi encontrada em morangos e alface, produtos para os quais seu uso é vetado.

Os dados são do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde. No balanço geral, dos nove produtos avaliados (alface, batata, morango, tomate, maça, banana, mamão, cenoura e laranja), o índice de amostras insatisfatórias ficou em 17,28%.


As amostras de morango analisadas ficaram em segundo lugar no ranking de contaminação: 43,62% das amostras tinham resíduos de agrotóxicos além do permitido. O alface vem logo a seguir, com 40% das amostras reprovadas.

Outros produtos, porém, tiveram redução na quantidade de resíduos

A batata, que em 2002, teve 22,2% das amostras com excesso de agrotóxicos, neste ano apresentou apenas 1,36% de casos fora dos limites. A maçã, que chegou a ter índice de 5,33%, teve incidência de 2,9% de casos no ano passado.


Sobre O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos

O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos foi criado em 2001 para monitorar a segurança alimentar do consumidor e a saúde do trabalhador rural. O Programa é realizado em 16 estados e deve chegar a todo o país até 2009, segundo o Ministério da Saúde. As amostras de produtos são selecionadas em pontos de venda pelas vigilâncias sanitárias dos estados e municípios.

A ação já foi tomada!

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai encaminhar todos os resultados ao Ministério da Agricultura (Mapa), responsável pela fiscalização das lavouras, para adoção de medidas. O Ministério da Agricultura deve reforçar orientação sobre o plantio a produtores.

Polícia Federal

O uso de substância proibida, como o monocrotofós, encontrada no levantamento, foi denunciado à Polícia Federal e ao Ministério da Agricultura, para que seja investigada a venda do produto.
A partir deste ano, outras oito culturas passarão a ser analisada: abacaxi, arroz, cebola, feijão, manga, pimentão, repolho e uva. Atualmente são analisadas as culturas de alface, batata, morango, tomate, maçã, banana, mamão, cenoura, laranja.

Abuse do Orgânicos!

Para evitar qualquer risco o melhor mesmo é comprar apenas produtos orgânicos. O problema é que eles continuam ainda muito caros. Mas vale a pena gastar um pouco mais pela saúde.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Olá!
Parabéns por não ser omisso e opinar!

Seu comentário será enviado ao moderador e em alguns instantes estará publicado.

Todo comentário tem resposta.

Visitantes Recentes

Comentários recentes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO