Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico
Alex Cavalcanti, Direto de Vitória
Ele não rejeita a comparação com o Professor Pardal das histórias em quadrinhos, mas o mecânico Antônio "Pedro" Dariva, leva a sério sua invenção: um motor que funciona com ar comprimido. Sem o uso de combustíveis e capaz de se auto-abastecer, o equipamento é apontado pelo seu criador como o novo paradigma em motores.
Tudo começou há mais de 25 anos, quando Dariva teve a idéia de usar o ar comprimido para mover os pistões de um motor. "O motor a combustão funciona por causa do aumento de pressão. Então eu pensei que se usasse outro produto para provocar essa mudança de pressão, seria possivel fazer o mecanismo funcionar, sem jogar mais poluição no ar e sem depender do petróleo", conta o inventor.
Da idéia inicial até o primeiro protótipo, foram cinco anos. A primeira patente foi obtida em 1994. Mas para chegar no nível atual de eficiência, foi necessário investir tempo e quase todo o dinheiro que ganha trabalhando na oficina mecânica da família, localizada em Vila Velha, região metropolitana de Vitória.
Para aprimorar seu projeto, Dariva, que não tem formação acadêmica, estudou o comportamento dos gases. O motor funciona com ar atmosférico comprimido. Um cilindro, semelhante aos utilizados por mergulhadores, é o "tanque de combustível". Na verdade, segundo o inventor, o ar comprimido no cilindro serve para dar a partida no motor, que tem a capacidade de devolver ao cilindro 75% do ar consumido.
"Até aqui, chegamos a uma eficiência de 70, 75%. Isso significa que o motor repõe o ar comprimido enquanto funciona, aumentando a autonomia.
No futuro, com a utilização de materiais e tecnologias mais avançadas, acredito que vamos poder aumentar isso", explica Dariva.
Montagem
Todo as etapas do projeto, da concepção à fundição e usinagem das peças, foram executadas pelo mecânico, com a ajuda de alguns amigos. "Sem eles, eu não chegaria até aqui. Teve muita gente trabalhando de graça, de noite, para me ajudar nisso".
O princípio de funcionamento é aparentemente simples: depois de acionado, o motor recolhe o ar do meio ambiente e o comprime em uma câmara, onde a temperatura chega a aproximadamente 400ºC. Neste momento, o ar se expande, liberando a energia necessária para mover os pistões e fazer o motor funcionar.
Nesse processo, o ar se resfria rapidamente e é expelido a uma temperatura de 10 graus negativos. "Como o ar expelido é mais frio que o ambiente, ele pode ser utilizado como refrigeração do carro e até no ar condicionado. Isso ajuda a proteger a camada de ozônio. Além disso, o motor capta ar quente e poluído e devolve ar frio e filtrado para a atmosfera", afirma o inventor.
Como não utiliza a queima de combustíveis para gerar energia, o motor a ar comprimido é totalmente não poluente. O óleo lubrificante também tem um rendimento superior, podendo durar até quatro anos, porque não se contamina com resíduos da combustão.
Potência
Dariva já tem dois protótipos prontos, funcionando, que foram apresentados na Feira Internacional de Econegócios e Tecnologias Limpas, realizada no último fim de semana no município de Serra, região metropolitana de Vitória. O primeiro é um motor de 2 cilindros, com potência de 30 HP a 3 mil RPM. O segundo, um motor de 10 cilindros - sendo 8 ativos e 2 para reabastecimento - com potência de 70 Hp a 4 mil RPM.
Ele afirma que um veículo com este motor, utilizando um cilindro de 24 metros cúbicos, igual aos usados por veículos movidos a gás natural (GNV), poderá rodar 350 Km sem reabastecer. "Como ainda não alcançamos 100% de eficiência, depois de um tempo o motor perde pressão e é preciso recalibrar o cilindro", explica.
Agora, o inventor capixaba sonha com a produção em série desses motores. Para isso, ele criou um empresa, dedicada à captação de recursos para o desenvolvimento de tecnologias ecológicas. "Com a ajuda de investidores, será possível tornar esse sonho realidade", afirma Dariva.
Redação Terra
O ar comprimido no cilindro serve para dar a partida no motor, que tem a capacidade de devolver ao cilindro 75% do ar consumido.
Fonte: Redação do Portal do Meio Ambiente /Terra Ciências.
7 Comentários:
Bom cara, já tinha visto coisa do tipo, mas é uma boa idéia.
O cara é meu conterrâneo heheh
Abraços
Não entendi como o cilindro é realimentado quando o motor está em funcionamento. Além disso, é necessário inventar uma forma ecológica de encher o cilindro.
De qualquer forma, concordo com você que idéias andam completamente contra o interesse dos grandes mercados, e por isso não são divulgadas.
Muito boa esta idéia. Acredito que com esta corrida que esta acontecendo para substituição do petróleo este motor vai ser um sucesso.
ambientalsan, pois é, espero mesmo que logo as maiores empresas de petróleo percebam o mau que estão fazendo e substituam este por algum outro método alternativo.
Sr. Dariva,
Sou consultor financeiro de empresas. Tenho me interessado muito em projetos de energia alternativa.
Gostaria de fazer um contato para entender melhor o seu motor e perceber quais as melhores formas de capitalização de sua empresa. Estou em contato com outras empresas internacionais que produzem motor a ar comprimido, mas a princípio tenho preferência em trabalhar com alguém no país.
55 41 9986 5962
55 41 3027 6011
napoleao@napoleaoeserrato.com.br
bom fico realmente excitado com a idéia e saber que um brasileiro já realizou o ue eu pretendia começar a fazer me deixa muito feliz ,só espero que voce já tenha entrado em contato com algum empresário honesto pra tocar isso prá frente boa sorte voce é um iluminado.
ola a todos .olha e uma maravilha ver projetos como esse esta de parabens Sr Dariva .
agora e ver si alguma motadora enterece por fabricar em grande escala esse motor e envestir na melhoria do mesmo porq vejo o maior obstaculo e o armazenamento do ar comprimido em tamques para alimentar esse motor.
olha eu tenho um projeto ha anos de um motor parecido com esse q usa a mesma teoria energetica o ar comprimido mas com uma vantagem no meu projeto e a soluçao do problema de alimentaçao do motor e no caso de qualquer carro q tenha um motor a gasolina uo alcool e deisel poder ser convertido a usar ar comprimido.
Sr Dariva espero q o senhor nao seda a presçao de grandes empresario a vender os direitos deste invento e asim colocar no esquecimento esse projrto q muito bom para todos.
desejo um boa sorte pra voce e q tudo de serto e em breve nos brasileiros nao prescisamos do petroleio do pre sal ou outro qualquer.
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