A taxa de mortalidade de uma das mais estáveis e resistentes florestas do oeste da América do Norte duplicou durante as últimas décadas com o aquecimento global, segundo pesquisa publicada.
O aumento da mortalidade sugere paisagens, no futuro, mais finas, menos densas e muito mais suscetível a diebacks (uma condição em plantas em que suas partes periféricas são mortas - como por parasitas) generalizada.
Os novos dados obtidos a partir de uma equipe de 11 cientistas fornecem mais provas de que a mudança climática está tendo um impacto significativo e amplo, independente de outras atividades humanas, como a exploração madeireira e o desenvolvimento.
E enquanto o estudo concentrou-se no Oeste da América do Norte, os cientistas dizem que se a temperatura global subir é provável que afetam todas as florestas do mundo - desde o Norte ao Leste e para os trópicos - até certo ponto.
Na América do Norte, os cientistas dizem que a tendência é clara: as florestas do ostes estão a tornar-se mais suscetíveis a fogo, doenças e invasores, como o besouro que como casca. O tamanho médio das árvores está encolhendo e animais dependem das grandes árvores.
E com a temperatura e a mortalidade subindo, estas florestas irão armazenar menos carbono - quando poderiam potencialmente ser um tampa de sumidouros de carbono para as fontes de carbono -, acelerando ainda mais o aquecimento global.
"A mensagem importante aqui é o que sempre parecia, as taxas de mortalidade estão subindo", disse Nathan Stephenson, um cientista do E.U. Geological Survey's Western Ecological Research Center, na Califórnia, e um co-autor do estudo, publicado na journalScience.
"É muito provável que a taxa de mortalidade vai continuará a subir."
A pesquisa acompanhou a mortalidade de árvores e a taxas de crescimento desde 1955 até o presente em 76 parcelas de velho-crescimento das florestas em todo o Ocidente.
A morte de árvores aumentou em cada parcela e em cada região, a cada elevação, em árvores de todos os tamanhos e em cada tipo, os cientistas disseram. E a mudança está ocorrendo rápido, com estimativa de duplicação em períodos variando de 17 anos, no Pacífico Noroeste a 29 anos nas Montanhas Rochosas. A taxa de natalidade de novas árvores permaneceu inalterada.
A temperatura, por si só, conduziu este declínio, os pesquisadores apontaram. Desde a década de 1970 a 2006 as temperaturas aumentaram de 0,3ºC a 0,4ºC, por década, em toda a região, secando o acúmulo de neve, desencadeando um precoce e prolongando derretimento no verão.
(...)
As conclusões, os pesquisadores disseram, têm amplas implicações para os administradores de terras e os decisores políticos. Para começar, Franklin disse, salientando a necessidade de preservar o restantes do velho crescimento das florestas em todo o Ocidente.
Leia o artigo na íntegra aqui. (Em inglês)
Fonte: www.dailyclimate.org/
Traduzido por: Gato-do-mato.
MyBlogLog . Technorati . StumbleUpon . BlogBlogs . Twitter . Del.icio.us . Facebook . Flickr . Orkut . diHiTT . FriendFeed . Plurk . Jaiku . blogcatalog
Eco-amigos, estamos com um problema no servidor e o link "leia mais" não está funcionando. Clique no título da postagem para ler na íntegra. Obrigado :)
sábado, 24 de janeiro de 2009
Mudança climática duplicou a morte das florestas
Postado por Gato-do-mato às 00:05
Marcadores: aquecimento, artigos, árvores, impacto-ambiental, noticias
Gostou deste post? Então cadastre-se para receber novidades ambientais por email ou RSS. Não gostou? Deixe um comentário e sugira uma pauta.
* Se este site foi útil para você, considere fazer uma doação.
* Se este site foi útil para você, considere fazer uma doação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 Comentários:
nunca foi tal facil ganhar dinheiro com o panico do aquecimento global...acredito em tudo que voce diz mas levara mil anos...temos que matar a fome do mundo e eliminar os ratos sugadores no poder publico.nao mandamos na terra /ela manda em nós e no momento que ela se sentir ameaçada adeus raça humana.
Valeu pelo comentário André!!
Realmente o aquecimento global virou um mercado com empresas usando desse fator para promover o seu marketing... mas pensando por outro lado, por mais que o aquecimento global está sendo usado por todas as empresas - o que torna isso bem chato - ele pelo menos está sendo DIVULGADO.
Acredito que pior do que as empresas usarem o aquecimento é a população não saber o que está acontecendo e as grandes empresas continuarem a jogar a sujeira pra baixo do tapete...
Quanto até quando isso vai é difícil de imaginar não é? Mas o que eu vejo é que cada vez mais pessoas realmente se preocupam e assim como existe eu que estou preocupado aqui na minha cidade, também existem pessoas preocupadas que estão no poder esperando uma hora para agir.
O mundo não está totalmente perdido...
Postar um comentário
Olá!
Parabéns por não ser omisso e opinar!
Seu comentário será enviado ao moderador e em alguns instantes estará publicado.
Todo comentário tem resposta.