Comunidade Fique-Rico no MyBlogLog MyBlogLog . Fique-Rico no Technorati Technorati . Fique-Rico no StumbleUpon StumbleUpon . Fique-Rico no BlogBlogs BlogBlogs . Fique-Rico no Twitter Twitter . Fique-Rico no Delicious Del.icio.us . Fique-Rico no Facebook Facebook . Fique-Rico no Flickr Flickr . Comunidade Ambiente Ecológico no Orkut Orkut . Fique-Rico no Dihitt diHiTT . Fique-Rico no FriendFeed FriendFeed . Fique-Rico no Plurk Plurk . Fique-Rico no Jaiku Jaiku . AC no BlogCatalog blogcatalog

Notícias Ambientais

Eco-amigos, estamos com um problema no servidor e o link "leia mais" não está funcionando. Clique no título da postagem para ler na íntegra. Obrigado :)

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Seis Razões para se Plantar Árvores

PORQUE PLANTAR ÁRVORES ? A solução para a maioria dos problemas ambientais do planeta terra depende da revegetação arbórea das superfícies continentais.

1 – PORQUE  elas retém muito mais água da chuva. Esta água evapora-se lentamente, sendo parte importante nos processos de formação de novas chuvas e do equilíbrio térmico do planeta. Por outro lado, devido às raízes profundas das árvores, infiltra-se mais profundamente no solo  alimentando os lençóis subterrâneos e as nascentes de riachos e rios.

2 – PORQUE  suas raízes, tanto as superficiais como as profundas, mantêm firme o solo, impossibilitando a erosão. As matas ciliares protegem os barrancos dos rios. A matéria orgânica acumulada, e as plantas rasteiras, filtram o excesso de terra e areia escorridas das partes altas, preservando os leitos dos rios do “assoreamento”.

3 – PORQUE  absorvem uma maior quantidade de gás carbônico. A massa verde medida em metros cúbicos de uma floresta, por exemplo, é bem maior que a área verde de um pasto ou de uma plantação de cereal.

Por isto, as árvores diminuem o efeito estufa e o aquecimento global. Por outro lado, a maior massa verde das florestas produz mais oxigênio, mantendo-o em níveis normais na atmosfera.

4 – PORQUE  das árvores e das plantas menores que vivem à sombra delas os seres humanos podem extrair—através de manejos sustentáveis em florestas produtivas—e produzir—através de projetos agro-florestais—alimentos, matérias primas e artefatos  que podem  substituir outros iguais provindos de solos desnudados por muitos meses do ano.

5 – PORQUE  nas áreas geográficas onde o homem retirou a vegetação nativa substituindo-a por construções e plantações não-permanentes, a energia solar transforma-se rapidamente em grande quantidade de calor. Este calor excessivo tarda a se converter em raios infra-vermelhos e a se escoar para o espaço. O resultado é mais uma causa que incrementa a temperatura média da atmosfera e das superfícies sólidas e líquidas do planeta.

6 – PORQUE  as florestas nativas e as árvores e plantas permanentes formadas por técnicas modernas de agro-silvo-cultura mantêm a biodiversidade dos seres vivos de nosso planeta.





A beleza das árvores e o ambiente aprazível que elas proporcionam não são uma razão técnica mas, com certeza, alegram o ser humano e engrandecem o seu espírito.


Passo-a-Passo: Como plantar árvores indiretamente? Faça sua parte.



1º - diminua ou pare com a ingestão de alimentos que  contenham açúcar de cana.
2º - açúcares são nutrientes necessários ao organismo   humano. O seu corpo, através do seu apetite, irá pedir frutas doces ou mel.

3º – esforce-se para comprar mais frutas.  A demanda por sua produção irá aumentar, e milhares de novas árvores frutíferas serão plantadas nos campos. Aperfeiçoando, priorize frutas e mel silvestres, desde que, com certeza, tenham sido extraídos de maneira não predatória. Produtos e alimentos provenientes de técnicas permaculturais ou similares também devem ser priorizados.

4º – diminua ou pare com a ingestão de carnes, ovos e laticínios. Substitua as proteínas destes alimentos pelo aumento no consumo de castanhas, nozes, pistácias e cocos.  Mais uma vez, a demanda pela produção será aumentada e milhares de novas árvores serão plantadas.  O feijão andu, a ora-pro-nobis e várias outras plantas de ciclos longos ou perenes também possuem proteínas apreciáveis e, se aumentadas nos campos, absorverão mais carbono que outras plantas alimentícias de ciclos curtos e não-permanentes.


Conheça o Clickarvore.



Já foram
doadas:
17.587.412
árvores
[ http://www.clickarvore.com.br/ ]


Fonte: Trecho do “Manual de produção e plantio de mudas”.
Agradecimento: luizavspinola@gmail.com

1 Comentário:

Anônimo disse...

quero isso em espanhol

Postar um comentário

Olá!
Parabéns por não ser omisso e opinar!

Seu comentário será enviado ao moderador e em alguns instantes estará publicado.

Todo comentário tem resposta.

Visitantes Recentes

Comentários recentes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO