Foi confirmado pela revista científica Nature Geoscience: O Homem é o maior responsável pelo derretimento das camadas polares. Isso pode parecer óbvio, mas até então a ação do homem não era cientificamente comprovada. Apenas se sabia que a temperatura do planeta estava aumentando, mas por dificuldades de estudos não podia ser associado isso ao homem e com isso muitos ainda usavam isso como desculpa para continuar a destruir.
"Os cientistas mediram a variação das temperaturas dos regiões polares do planeta e compararam com dois modelos de situação climática. O primeiro afirmava a influência humana na mudança e, o segundo, considerava que não havia. O que melhor se encaixou com a realidade foi o modelo com a ação do homem, que incluía a queima de combustíveis fósseis e o detrimento da camada de ozônio." (Super)
Os estudos não haviam comprovado ainda a ação do homem por uma dificuldade de interpretação dos dados da Antártica. Esse foi o motivo que o IPCC (quem fez os primeiros estudos sobre o assunto) alegou explicando não chegar a uma conclusão sobre o assunto. Mas com os últimos dados do final do verão desse ano foi possível ver, através do aumento do derretimento do gelo, que o homem realmente é culpado na história.
Veja uma imagem desse aumento de desgelo - como exemplo o que ocorreu no mesmo período em 2007.
Vale a pena encerrar esse post com a imagem que me incentivou a criar um blog ambiental: O canibalismo entre os ursos polares. Ação que não é comum e é um reflexo das mudanças que todas essas alterações climáticas causam e ainda causaram em nosso planeta.
Link para artigo da Nature Geoscience: http://www.nature.com/ngeo/journal/v1/n11/full/ngeo338.html#B8
Postar um comentário
Olá!
Parabéns por não ser omisso e opinar!
Seu comentário será enviado ao moderador e em alguns instantes estará publicado.
Todo comentário tem resposta.