Comunidade Fique-Rico no MyBlogLog MyBlogLog . Fique-Rico no Technorati Technorati . Fique-Rico no StumbleUpon StumbleUpon . Fique-Rico no BlogBlogs BlogBlogs . Fique-Rico no Twitter Twitter . Fique-Rico no Delicious Del.icio.us . Fique-Rico no Facebook Facebook . Fique-Rico no Flickr Flickr . Comunidade Ambiente Ecológico no Orkut Orkut . Fique-Rico no Dihitt diHiTT . Fique-Rico no FriendFeed FriendFeed . Fique-Rico no Plurk Plurk . Fique-Rico no Jaiku Jaiku . AC no BlogCatalog blogcatalog

Notícias Ambientais

Eco-amigos, estamos com um problema no servidor e o link "leia mais" não está funcionando. Clique no título da postagem para ler na íntegra. Obrigado :)

terça-feira, 4 de novembro de 2008

O Homem é o maior responsável pelo derretimento dos polos

Foi confirmado pela revista científica Nature Geoscience: O Homem é o maior responsável pelo derretimento das camadas polares. Isso pode parecer óbvio, mas até então a ação do homem não era cientificamente comprovada. Apenas se sabia que a temperatura do planeta estava aumentando, mas por dificuldades de estudos não podia ser associado isso ao homem e com isso muitos ainda usavam isso como desculpa para continuar a destruir.

"Os cientistas mediram a variação das temperaturas dos regiões polares do planeta e compararam com dois modelos de situação climática. O primeiro afirmava a influência humana na mudança e, o segundo, considerava que não havia. O que melhor se encaixou com a realidade foi o modelo com a ação do homem, que incluía a queima de combustíveis fósseis e o detrimento da camada de ozônio." (Super)

Os estudos não haviam comprovado ainda a ação do homem por uma dificuldade de interpretação dos dados da Antártica. Esse foi o motivo que o IPCC (quem fez os primeiros estudos sobre o assunto) alegou explicando não chegar a uma conclusão sobre o assunto. Mas com os últimos dados do final do verão desse ano foi possível ver, através do aumento do derretimento do gelo, que o homem realmente é culpado na história.

Veja uma imagem desse aumento de desgelo - como exemplo o que ocorreu no mesmo período em 2007.




Na figura o roxo simboliza o valor mínimo de gelo no ártico. Esse é o nível mais críticos que em todos os anos, no final do verão, chega a região. Mas pode-se ver claramente como esse nível crítico aumento absurdamente em 2007 - imagine agora em 2008. "O NYTimes fez uma reportagem  clara sobre o fato, e acompanhou-a com uma animação  em flash que mostra esse derretimento nos últimos 4 anos. A animação, assim como a foto acima, é também impressionante." (Dica de Lucia Malla).

Vale a pena encerrar esse post com a imagem que me incentivou a criar um blog ambiental: O canibalismo entre os ursos polares. Ação que não é comum e é um reflexo das mudanças que todas essas alterações climáticas causam e ainda causaram em nosso planeta.




Link para artigo da Nature Geoscience: http://www.nature.com/ngeo/journal/v1/n11/full/ngeo338.html#B8

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Olá!
Parabéns por não ser omisso e opinar!

Seu comentário será enviado ao moderador e em alguns instantes estará publicado.

Todo comentário tem resposta.

Visitantes Recentes

Comentários recentes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO