Comunidade Fique-Rico no MyBlogLog MyBlogLog . Fique-Rico no Technorati Technorati . Fique-Rico no StumbleUpon StumbleUpon . Fique-Rico no BlogBlogs BlogBlogs . Fique-Rico no Twitter Twitter . Fique-Rico no Delicious Del.icio.us . Fique-Rico no Facebook Facebook . Fique-Rico no Flickr Flickr . Comunidade Ambiente Ecológico no Orkut Orkut . Fique-Rico no Dihitt diHiTT . Fique-Rico no FriendFeed FriendFeed . Fique-Rico no Plurk Plurk . Fique-Rico no Jaiku Jaiku . AC no BlogCatalog blogcatalog

Notícias Ambientais

Eco-amigos, estamos com um problema no servidor e o link "leia mais" não está funcionando. Clique no título da postagem para ler na íntegra. Obrigado :)

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Suécia quer regressar ao nuclear contra o aquecimento global

chernobil O governo da Suécia vai apresentar uma proposta de lei que permita a construção de novos reactores nucleares nas centrais já existentes. Trinta anos depois, os suecos retomam a aposta na energia nuclear para combater o aquecimento global do planeta.

A Suécia quer reduzir as emissões de carbono em 40 por cento e abolir as energias fósseis até 2020. Em 2030, os suecos querem depender de energias renováveis em 50 por cento do consumo e esperam chegar a um ponto neutro quanto às emissões de carbono. Um novo imposto sobre o gás que mais contribui para o efeito de estufa será proposto a par da construção dos novos reactores.

A decisão referendada em 1980 de abandonar progressivamente as centrais nucleares sofrerá uma inversão total e o governo sueco já anunciou que a legislação a restringir a energia nuclear será abolida. A Suécia é um país que, actualmente, divide a energia nuclear com a energia hidroeléctrica como fontes energéticas principais (acima dos 45 por cento cada, sendo a restante percentagem obtida através dos combustíveis fósseis).

Esta viragem para o nuclear é uma posição que está também a ser tomada por vários outros países europeus. A Inglaterra já decidiu uma política de renovação dos reactores nucleares e a França vai construir o 61º gerador nuclear. Em 2011, a Finlândia espera pôr a funcionar o maior reactor nuclear do mundo e a Polónia quer ter a primeira central nuclear em 2020.
Fonte: Diário Portugal

Nosso comentário

A energia nuclear é muito questionada e o maior problema é que apesar de ser uma fonte renovável, ela gera um lixo. E não um lixo comum, um lixo tóxico difício de estocar e altamente poluente e radioativo. Além disso, segundo o GreenPeace, em seu artigo “Energia nuclear livre de emissões de CO2? Muito pelo contrário” as emissões nesse tipo de energia também existe, apesar de ser menor que de fonte não-renováveis como o carvão.

É complicado que os países europeus estejam investindo nesse tipo de energia, ainda mais depois do acidente nuclear de Chernobil. Por mais que a tecnologia avance, sempre estaremos sob o risco do erro humano, que infelizmente acontece.

chernobil
Cidade fantasma de Pripyat com a usina nuclear de Chernobil ao fundo.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Olá!
Parabéns por não ser omisso e opinar!

Seu comentário será enviado ao moderador e em alguns instantes estará publicado.

Todo comentário tem resposta.

Visitantes Recentes

Comentários recentes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO