Comunidade Fique-Rico no MyBlogLog MyBlogLog . Fique-Rico no Technorati Technorati . Fique-Rico no StumbleUpon StumbleUpon . Fique-Rico no BlogBlogs BlogBlogs . Fique-Rico no Twitter Twitter . Fique-Rico no Delicious Del.icio.us . Fique-Rico no Facebook Facebook . Fique-Rico no Flickr Flickr . Comunidade Ambiente Ecológico no Orkut Orkut . Fique-Rico no Dihitt diHiTT . Fique-Rico no FriendFeed FriendFeed . Fique-Rico no Plurk Plurk . Fique-Rico no Jaiku Jaiku . AC no BlogCatalog blogcatalog

Notícias Ambientais

Eco-amigos, estamos com um problema no servidor e o link "leia mais" não está funcionando. Clique no título da postagem para ler na íntegra. Obrigado :)

sábado, 24 de janeiro de 2009

Mudança climática duplicou a morte das florestas

A taxa de mortalidade de uma das mais estáveis e resistentes florestas do oeste da América do Norte duplicou durante as últimas décadas com o aquecimento global, segundo pesquisa publicada.


O aumento da mortalidade sugere paisagens, no futuro, mais finas, menos densas e muito mais suscetível a diebacks (uma condição em plantas em que suas partes periféricas são mortas - como por parasitas) generalizada.

Os novos dados obtidos a partir de uma equipe de 11 cientistas fornecem mais provas de que a mudança climática está tendo um impacto significativo e amplo, independente de outras atividades humanas, como a exploração madeireira e o desenvolvimento.

E enquanto o estudo concentrou-se no Oeste da América do Norte, os cientistas dizem que se a temperatura global subir é provável que afetam todas as florestas do mundo - desde o Norte ao Leste e para os trópicos - até certo ponto.

Na América do Norte, os cientistas dizem que a tendência é clara: as florestas do ostes estão a tornar-se mais suscetíveis a fogo, doenças e invasores, como o besouro que como casca. O tamanho médio das árvores está encolhendo e animais dependem das grandes árvores.

E com a temperatura e a mortalidade subindo, estas florestas irão armazenar menos carbono - quando poderiam potencialmente ser um tampa de sumidouros de carbono para as fontes de carbono -, acelerando ainda mais o aquecimento global.

"A mensagem importante aqui é o que sempre parecia, as taxas de mortalidade estão subindo", disse Nathan Stephenson, um cientista do E.U. Geological Survey's Western Ecological Research Center, na Califórnia, e um co-autor do estudo, publicado na journalScience.

"É muito provável que a taxa de mortalidade vai continuará a subir."

A pesquisa acompanhou a mortalidade de árvores e a taxas de crescimento desde 1955 até o presente em 76 parcelas de velho-crescimento das florestas em todo o Ocidente.

A morte de árvores aumentou em cada parcela e em cada região, a cada elevação, em árvores de todos os tamanhos e em cada tipo, os cientistas disseram. E a mudança está ocorrendo rápido, com estimativa de duplicação em períodos variando de 17 anos, no Pacífico Noroeste a 29 anos nas Montanhas Rochosas. A taxa de natalidade de novas árvores permaneceu inalterada.

A temperatura, por si só, conduziu este declínio, os pesquisadores apontaram. Desde a década de 1970 a 2006 as temperaturas aumentaram de 0,3ºC a 0,4ºC, por década, em toda a região, secando o acúmulo de neve, desencadeando um precoce e prolongando derretimento no verão.
(...)
As conclusões, os pesquisadores disseram, têm amplas implicações para os administradores de terras e os decisores políticos. Para começar, Franklin disse, salientando a necessidade de preservar o restantes do velho crescimento das florestas em todo o Ocidente.

Leia o artigo na íntegra aqui. (Em inglês)

Fonte: www.dailyclimate.org/
Traduzido por: Gato-do-mato.

2 Comentários:

Unknown disse...

nunca foi tal facil ganhar dinheiro com o panico do aquecimento global...acredito em tudo que voce diz mas levara mil anos...temos que matar a fome do mundo e eliminar os ratos sugadores no poder publico.nao mandamos na terra /ela manda em nós e no momento que ela se sentir ameaçada adeus raça humana.

Gato-do-mato disse...

Valeu pelo comentário André!!

Realmente o aquecimento global virou um mercado com empresas usando desse fator para promover o seu marketing... mas pensando por outro lado, por mais que o aquecimento global está sendo usado por todas as empresas - o que torna isso bem chato - ele pelo menos está sendo DIVULGADO.

Acredito que pior do que as empresas usarem o aquecimento é a população não saber o que está acontecendo e as grandes empresas continuarem a jogar a sujeira pra baixo do tapete...

Quanto até quando isso vai é difícil de imaginar não é? Mas o que eu vejo é que cada vez mais pessoas realmente se preocupam e assim como existe eu que estou preocupado aqui na minha cidade, também existem pessoas preocupadas que estão no poder esperando uma hora para agir.

O mundo não está totalmente perdido...

Postar um comentário

Olá!
Parabéns por não ser omisso e opinar!

Seu comentário será enviado ao moderador e em alguns instantes estará publicado.

Todo comentário tem resposta.

Visitantes Recentes

Comentários recentes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO