Comunidade Fique-Rico no MyBlogLog MyBlogLog . Fique-Rico no Technorati Technorati . Fique-Rico no StumbleUpon StumbleUpon . Fique-Rico no BlogBlogs BlogBlogs . Fique-Rico no Twitter Twitter . Fique-Rico no Delicious Del.icio.us . Fique-Rico no Facebook Facebook . Fique-Rico no Flickr Flickr . Comunidade Ambiente Ecológico no Orkut Orkut . Fique-Rico no Dihitt diHiTT . Fique-Rico no FriendFeed FriendFeed . Fique-Rico no Plurk Plurk . Fique-Rico no Jaiku Jaiku . AC no BlogCatalog blogcatalog

Notícias Ambientais

Eco-amigos, estamos com um problema no servidor e o link "leia mais" não está funcionando. Clique no título da postagem para ler na íntegra. Obrigado :)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Aquecedor Solar de PET para baixa renda

A Caixa Econômica Federal está usando em seus projetos residenciais para baixa renda aquecedores solares de garrafas PET. O modelo faz parte do conceito de sustentabilidade que o banco vem desenvolvendo no país.


Confecção

Para confecção do equipamento são utilizadas de 100 a 300 garrafas PET, dependendo do tamanho e capacidade do sistema. Embalagens longa vida também são usadas na montagem do equipamento. O novo sistema já funciona em Brasília, Santa Catarina, Minas Gerais e no Paraná. Segundo levantamento realizado pela Eletrobrás/Procel, o chuveiro elétrico corresponde a 24% do consumo de energia. A redução de consumo pode variar também conforme a eficiência do sistema e o custo da energia cobrado pela concessionária local.


Projeto em ação

No empreendimento de Florianópolis (SC), a economia chegou a 30%. De acordo com a superintendente nacional de Desenvolvimento Sustentável da Caixa, Márcia Kumer, um empreendimento de 500 unidades do PAR (Programa de Arrendamento Residencial), na Mangueira (RJ), terá o sistema convencional de energia solar para água do chuveiro. “Na média, a economia será de 30% na conta de luz. Este condomínio foi contemplado com o sistema. Estamos estudando ampliar o modelo nos outros empreendimentos do PAR, além do reaproveitamento da água da chuva”, adianta Márcia.


Aquecedor Solar de garrafas PETs. Crédito da imgem: TAKASHI HARA.

Fonte: Procel Info. 27/01/2009

8 Comentários:

Chedas disse...

Um abraço a todos que ajudam a melhorar o meio ambiente. Parabéns por este blogue.

http://ecolearnportugal.blogspot.com/

http://ecolearn2008.googlepages.com/

Victor

Gato-do-mato disse...

E ai Chedas :D

Obrigado pelo comentário...

Um abraço para você também!

Interessante seu blog.. se quiser uma parceria me fala ;)

VALIDATEC disse...

1. casas populares precisam de aquecedores sim desde que sejam eficientes e de preços compatíveis com os benefícios. Os aquecedores hoje instalados pelas concessionárias são de baixo rendimento e preços abusivos quero lembrar que o procel apenas classifica os produtos em A,B,C etc. isto não muda a performance da placa solar que continua baixa. Outro problema na casa popular, o aquecedor estaria sujeito a uma pressão máxima de 200gr/cm2 ,qual a razão de se colocar um sistema para suportar 2 a 3kg/cm2 a não ser para atender a alguns fabricantes e onerar o erário público é preciso se discutir isto urgentemente. Isto é eco

validatec disse...

1. ALERTA! Existe um erro na concessão do selo ANEEL/PROCEL/INMETRO-PROGRAMA DE EFICIENCIA ENERGÉTICA para aquecedores solares, pois adotou-se parâmetros sugeridos pelos próprios fabricantes de aquecedor solar, O QUE É ERRADO. Por exemplo qual a razão das concessionárias estarem adquirindo aquecedores solares que suportam até mais de 2,5,0kg/cm² de pressão que serão instalados em casas populares onde trabalharão numa pressão de 0,2kg/cm²?O fabricante sugeriu esta pressão e a ANEEL adotou em seu manual. ISTO É UM ABSURDO POIS ESTE AQUECEDOR QUE SUPORTA 2,5kg/cm² é 2 vezes mais caro e de baixo rendimento, e nós pagamos a conta. Será que os fabricantes/governo estão realmente preocupados com eficiência energética? Validatec.

precisamos divulgar isto com urgencia!

Anônimo disse...

´Qual o projeto da CAIXA ECONOMICA FEDERAL que financia aquecedor solar de baixo custo?

Anônimo disse...

bom dia gostei muito da idéia , mas gostaria dfe saber detalhes parra a construção de um aquecedor com 300 garrfas, se possivel me envie obrigado...paulo henrique
phenrique33@ig.com.br

Gato-do-mato disse...

Estaremos pesquisando qual o atual projeto da CAIXA ECONOMICA FEDERAL, como também folders e links sobre o assunto e publicaremos nesse blog!

Para a construção enviaremos um arquivo em pdf com o passo-a-passo para construção do aquecedor.

Obrigado pelo comentário!

Anônimo disse...

gostaria de saber como construir 1 aquecedor de 300 pet.sprcarvalho@hotmail.com

Postar um comentário

Olá!
Parabéns por não ser omisso e opinar!

Seu comentário será enviado ao moderador e em alguns instantes estará publicado.

Todo comentário tem resposta.

Visitantes Recentes

Comentários recentes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO