Comunidade Fique-Rico no MyBlogLog MyBlogLog . Fique-Rico no Technorati Technorati . Fique-Rico no StumbleUpon StumbleUpon . Fique-Rico no BlogBlogs BlogBlogs . Fique-Rico no Twitter Twitter . Fique-Rico no Delicious Del.icio.us . Fique-Rico no Facebook Facebook . Fique-Rico no Flickr Flickr . Comunidade Ambiente Ecológico no Orkut Orkut . Fique-Rico no Dihitt diHiTT . Fique-Rico no FriendFeed FriendFeed . Fique-Rico no Plurk Plurk . Fique-Rico no Jaiku Jaiku . AC no BlogCatalog blogcatalog
Eco-amigos, estamos com um problema no servidor e o link "leia mais" não está funcionando. Clique no título da postagem para ler na íntegra. Obrigado :)

quinta-feira, 5 de junho de 2008

AMIGOS DO MAR DE GAIA: AQUECIMENTOGLOBAL

Link: AMIGOS DO MAR DE GAIA: AQUECIMENTOGLOBAL

SOMENTE A AMAZÔNIA É PROPRIEDADE DA HUMANIDADE ?

Palavras-chave relacionadas : Relações internacionais. ONU. Governo mundial. Aquecimento global. Socialismo. Comunismo. Aquecimento planetário. Consciência planetária. Nova ordem mundial. Compreesão sistêmica. Globalização. Antropologia. Meio ambiente. Filosofia. Ciências sociais. Educação ambiental global. Unidade mundial. Amazônia brasileira. Economia social. Propriedade intelectual. Direitos autorais. Direito patrimonial. Donos da Amazônia. Estrangeiros na Amazônia. Florestas tropicais. Unificação. Hoseide. Grupos-Ambiente.



Cresce ultimamente nos círculos internacionais uma consciência de que a Amazônia é propriedade da humanidade. Sim !! A Amazônia deve ser considerada um patrimônio de toda a humanidade.

No entanto, não somente as florestas da Amazônia, mas todas as remanescentes florestas do planeta, as regiões polares, os oceanos, os mares, os rios, as águas subterrâneas, os continentes, a atmosfera....enfim, todas as partes do planeta terra são patrimônio da humanidade, ou melhor, de todos os seres vivos.

Cresce de forma similar uma consciência mundial de que os seres humanos são, ou poderão vir a ser, os guardiões de todo o planeta.

Vamos retroagir um pouco, após este rápido vôo conceitual, à realidade de nossos dias. Os países ricos, embora sejam os maiores poluidores, desejam garantir a permanência original da região amazônica a fim de garantirem a sua sobrevivência. Nada mais lídimo. No entanto, se para suprirem uma necessidade (ou um desejo próprio)---independente se esta necessidade coincida com a dos países menos ricos ou pobres---, declaram a universalização da Amazônia, então precisam, pelos mesmos pressupostos, declarar patrimônio da humanidade todas as outras partes do planeta, como por exemplo a atmosfera e os oceanos. Estes, como elementos dinâmicos do planeta, conduzem poluentes e conseqüências nefastas a outras regiões e países. Consequentemente, por coerência, só poderão requerer direitos de participação em propriedade coletiva após deixarem de ser os maiores poluidores. Nada mais justo !!

Quanto à questão social, o princípio é o mesmo: Se nenhum dos humanos construiu as águas, os ares e as terras, então a propriedade privada não pode abranger estes elementos. Toda a estrutura social e econômica da humanidade atual está baseada na propriedade privada individual, corporativa ou estatal. No contexto globalizado os países socialistas ou comunistas podem ser considerados proprietários privados de seus territórios, ou de segmentos de sua estrutura econômica. Esta indevida apropriação (a apropriação que tenta justificar a propriedade privada) está tão arraigada nas consciências---especialmente nas capitalistas---que poucos conseguem enxergar os conceitos da “propriedade emprestada” e da “guardiania”, e muito menos a sua validade.

A humanidade tem progredido desta forma: pela apropriação de mão de obra, de bens, de territórios e de recursos naturais. Este fato não é de se estranhar, visto a nossa relativa e recente origem animal. De fato, nada mais natural entre os mamíferos como a apropriação---e a conseqüente defesa---de territórios que garantam o desenvolvimento de suas proles e a sua sobrevivência. Porém, após distanciarem-se culturalmente de suas origens, os humanos possuem hoje a opção de, racionalmente, transformarem por completo todas as suas bases de valores. São instados, por uma consciência exclusivamente humana, a considerarem e a apropriarem-se devidamente de valores que preencham as necessidades sociais da atualidade. Estes valores nada mais são que características animais maximizadas, ou outras exclusivas de nossa espécie, tais como a solidariedade, a cooperação, o compartilhamento e o senso da justiça social. Encravados nestes valores estão os conceitos de que “nada pertence unicamente a indivíduos ou a grupos”(pertencimento coletivo), o conceito do “empréstimo de bens (ou do uso-fruto), de propriedades e de elementos” e o conceito de “guardiania”. Justapostos a estes valores estão alguns bens imateriais, como as características humanas da criatividade, da inteligência e outras que, em conjunto, proporcionam a maior de todas as propriedades : o conhecimento. Como resultante de acúmulos ao longo da história e da expressão de dotes naturais, a propriedade de qualquer conhecimento deve ser considerada propriedade da humanidade e aqueles que o detêm, os seus fiéis depositários.

Desta forma espera-se que, para se atingir o estágio de uma humanidade ambientalmente adequada e socialmente justa, as nações, as corporações e os indivíduos considerem seus bens, territórios e recursos naturais como empréstimos---e não como posse---, e que se posicionem como guardiões e responsáveis administradores de tudo o que há sobre o planeta terra, além de se considerarem co-participantes neste fenômeno que se chama “vida”. Não só a Amazônia é propriedade da humanidade !!

Luiz Antonio Spinola, maio/2008

Direitos Autorais Reservados. Permitida a reprodução somente em sites ou outros meios de comunicação sem fins lucrativos, desde que o texto seja acompanhado destes adendos. Para sites que visam lucro, direta ou indiretamente, ou outros meios de comunicação, entrar em contato com o autor : luizavspinola Arrouba gmail.com

São bem-recebidos comentários e sugestões para melhorias no texto.

UMA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES SERÁ IMPLEMENTADA PARA SUBSIDIAR A OFICIALIZAÇÃO DA “ASSOCIAÇÃO INFOERA DE LEITORES E ESCRITORES PARA UM MUNDO MELHOR” E PARA VIABILIZAR A CONCRETIZAÇÃO DE FUTUROS PROJETOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E CULTURAIS.

CONHEÇA OS GRUPOS-AMBIENTE : Em um site de pesquisa, digite “Hoseide” ou “Lista Grupos-Ambiente”. Acesse o grupo “Ambiente Infoera de Leit...” e clique em “páginas”. Ou clique em :
www.groups.google.com/group/ambienteinfoera/web

Fazendo parte da Blogagem Coletiva do Faca a sua Parte, sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente.


2 Comentários:

Georgia disse...

E vc chega prá mim e fala que o meu texto é muito bom? Bom é o seu com todas essas informacoes e indagacoes.

Olha, eu concordo com vc que nao é só as florestas que deveríamos olhar, mas um todo. Os mares e suas profundezas também têm seus mistérios e há tb devastacoes.

O homem adora dizer que possui, que é proprietário. Tudo que está aqui neste imenso Jardim, é propriedade de todos nós. Portanto deveríamos cuidar bem melhor do nosso Jardim, nao é mesmo?

Mostrei ao meu filho de 8 anos algumas fotos sobre o desmatamento na Amaozônia. Ele perguntou o que era, expliquei em palavras rápidas o que acontece no momento ele me saiu com essa: Mamae, é por isso, que quando chove tudo está inundado pelas águas, nao tem mais árvores para segurar a terra.

Eu fiquei me perguntando de onde foi que ele tirou esse raciocínio.

Bom fim de semana prá você

Luiz A. V. Spinola disse...

Olá Georgia !!

Lindinho o seu filho !! As crianças de hoje possuem muita sensibilidade, além do que aprendem nas escolas. Elas só precisam ser bem encaminhadas. Os adultos detêm o conhecimento, elas são o berço da percepção e da vontade !!

No fundo, no fundo....nós não somos donos de nada, nem mesmo de "nossos" filhos ("Vossos filhos não são vossos filhos, são os filhos de vossos desejos....")

Muito prazer em conhecer algumas de suas opiniões. Mantenha-se sempre em contato,

Um abração....Luiz.

Postar um comentário

Olá!
Parabéns por não ser omisso e opinar!

Seu comentário será enviado ao moderador e em alguns instantes estará publicado.

Todo comentário tem resposta.

Visitantes Recentes

Comentários recentes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO