Comunidade Fique-Rico no MyBlogLog MyBlogLog . Fique-Rico no Technorati Technorati . Fique-Rico no StumbleUpon StumbleUpon . Fique-Rico no BlogBlogs BlogBlogs . Fique-Rico no Twitter Twitter . Fique-Rico no Delicious Del.icio.us . Fique-Rico no Facebook Facebook . Fique-Rico no Flickr Flickr . Comunidade Ambiente Ecológico no Orkut Orkut . Fique-Rico no Dihitt diHiTT . Fique-Rico no FriendFeed FriendFeed . Fique-Rico no Plurk Plurk . Fique-Rico no Jaiku Jaiku . AC no BlogCatalog blogcatalog

Notícias Ambientais

Eco-amigos, estamos com um problema no servidor e o link "leia mais" não está funcionando. Clique no título da postagem para ler na íntegra. Obrigado :)

domingo, 23 de setembro de 2007

O dia mundial sem carros!

É claro e alarmante o crescimento desenfreado do número de carros no mundo inteiro. O objetivo da maior parte da população se tornou ter um carro, ultrapassando até o sonho de ter uma casa própria! Ter um carro é uma necessidade, pelo menos é o que está em nossas cabeças!



O pior é que ao mesmo tempo que mais pessoas compram carros, menos os carros são aproveitados, ou seja, um carro que poderia carregar 5 pessoas anda pelas ruas com uma ou no máxima duas pessoas. Assim aumentando o tráfico, a poluição e dificultando a chegada ao destino!

Apesar dessa realidade ser clara, a maioria das pessoas não se dão conta e simplesmente vão seguindo com suas vidas enquanto o mundo vai ficando saturado de carros. Porém, ainda existem algumas pessoas que lutam por mudanças e pensando nisso foi criado "O Dia Mundial Sem Carro" ou em Inglês: "World Car Free Day".

chalk drawing

O Dia Mundial Sem Carro foi criado em 22 de setembro de 1998, com a adesão de 35 cidades francesas, e rapidamente se estendeu para toda a União Européia. Hoje, 1,8 mil cidades de todo o mundo participarão do projeto. No Brasil, o movimento começou em 2001 e, no ano passado, contou com a participação de 58 municípios. A diferença mais gritante está na adesão. Em 2006, em Glasgow, na Escócia, 80% dos moradores deixaram o carro na garagem, segundo estimativa da World Car Free, entidade com sede em Praga, na República Tcheca. Em Bogotá, 40%. Já em Pequim os veículos foram simplesmente proibidos de trafegar.



Fotos de GreenKorea

Claro que no Brasil esse processo é mais lento e menos eficiente. Já que o povo brasileiro, em geral, está muito acomodado. “Em São Paulo, os índices são irrisórios, não dá nem pra calcular”, diz Débora Regina Possa, da ONG Rua Viva, de Belo Horizonte, uma das coordenadoras nacionais do evento. Até ontem, a página principal do site da Prefeitura não mencionava o Dia Sem Carro. “Como dessa vez cai num sábado, acho que teremos uma adesão maior. Mas a intenção não é só diminuir o número de carros num único dia, mas sim divulgar meios para combater a poluição, reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa e incentivar políticas para melhorar o transporte público.”

Segundo pesquisa do Metrô, 68,3% da população paulistana usava transporte coletivo em 1967. Vinte anos depois, o percentual caiu para 55%. Hoje, está na casa dos 45%. Um estudo do Instituto de Climatologia da Universidade de São Paulo alerta que, até 2020, se a frota veicular seguir crescendo e não forem adotadas políticas públicas contra a poluição, os níveis de ozônio crescerão 74%. O poluente, considerado um dos mais perigosos, é produzido indiretamente pelos carros - óxidos de nitrogênio expelidos pelos escapamentos se transformam em ozônio com a luz solar.

"Na cidade de 5,8 milhões de veículos, onde cerca de 635 carros e 235 motocicletas são emplacados por dia, comemora-se hoje o Dia Mundial Sem Carro - um projeto que tem como intenção conscientizar a população, mas que, até agora, tem poucos motivos para comemorar. Este será o terceiro ano consecutivo de adesão da Prefeitura ao movimento, que conta com o apoio de cerca de 315 entidades, entre ONGs, sindicatos e empresas. Cinco ruas da capital estarão bloqueadas das 8 às 18 horas para atividades programadas pelo Movimento Nossa São Paulo, a principal divulgadora do Dia Sem Carro." Diz Rodrigo Brancatelli, de "O estado de s.paulo"

Com algumas vias interditadas, com shows culturais e passeios ciclísticos a cidade tentou mais uma vez, sem muito entusiasmo, pela 3ª vez o Dia Sem Carro. Esparamos que tenha uma maior repercussão e que possa concientizar um número maior de pessoas! Agora é só aguardar resultados!

European Car Free Day, 22 September 2000

A Tecnature apoia mudanças boas e pessoas que lutam por um mundo melhor!
Visite nossa loja: www.tecnature.com.br

Fonte: O Estado de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Olá!
Parabéns por não ser omisso e opinar!

Seu comentário será enviado ao moderador e em alguns instantes estará publicado.

Todo comentário tem resposta.

Visitantes Recentes

Comentários recentes

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO